Governo publica portaria para fazer leilão de ‘reserva’ de energia em 2026 com contratação de gás natural, hidrelétricas, carvão e combustíveis líquidos
Leilão de energia de reserva será realizado em março de 2026 após cancelamento do certame inicial. Dividido em duas partes, o evento visa garantir a segurança do sistema elétrico com foco em usinas já existentes.
Ministério de Minas e Energia publicou portaria para leilão de "reserva" de energia em março de 2026, após cancelamento deste ano por judicialização.
O leilão será dividido em dois certames:
- Primeiro leilão: contratação de usinas de gás natural, hidrelétricas e carvão mineral. Apenas usinas já existentes serão equipadas. Suprimento inicia em 2030, com contratos de 15 anos.
- Segundo leilão: focado em combustíveis líquidos, como diesel e gasolina, com contratos de 3 anos.
Leilões de reserva são essenciais para garantir a segurança do sistema elétrico e a potência necessária no Sistema Interligado Nacional (SIN).
Uma consulta pública será lançada em breve, com prazo de 20 dias. O MME apresentará duas alternativas para evitar nova judicialização: aumento de receitas para usinas conectadas ou separação dos produtos do leilão, com a última sendo a preferida pelo governo.
No último leilão, houve previsão de contratação de termelétricas, mas os biocombustíveis não estão contemplados nesta nova proposta.
Leia mais em
o-globo