HOME FEEDBACK

Governo quer ajuda do Banco dos Brics para financiar um dos maiores projetos de infraestrutura do país

Governo busca financiamento internacional para projeto de transmissão de energia no Centro-Oeste. Iniciativa visa melhorar a distribuição de energia renovável e reduzir desperdícios no sistema elétrico brasileiro.

Governo federal busca financiamento do Novo Banco do Desenvolvimento (NBD), dos Brics, para a Linha de Transmissão Graça Aranha, conectando os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás.

O Brics é um grupo de países emergentes, incluindo Brasil, China, Rússia e Índia, focado em fortalecer laços comerciais.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, se reuniu com executivos da State Grid Corporation nesta terça-feira (6), uma das maiores empresas do setor elétrico mundial. A empresa chinesa investirá R$18 bilhões até 2030 no projeto.

O empreendimento visa reduzir os curtailment, que são cortes de geração de energia renovável provocados pelo ONS para evitar sobrecargas. Com mais energia disponível, a nova linha permitirá o escoamento para o Sudeste, otimizando o sistema elétrico.

O encontro com a State Grid antecede a viagem oficial do ministro à Rússia e China, onde discutirá temas estratégicos do setor elétrico e a cooperação entre países emergentes.

A agenda também inclui reuniões com autoridades e investidores internacionais sobre a matriz energética renovável e a transição para uma economia de baixo carbono.

Silveira se reuniu no mês passado com a presidente do banco dos BRICS, Dilma Rousseff, em Xangai, defendendo parcerias e investimentos internacionais para fortalecer a economia nacional.

Leia mais em globo