HOME FEEDBACK

Governo quer regular voos de balão após 9 mortes em acidentes

Debates sobre regulamentação do balonismo no Brasil serão iniciados após tragédias que resultaram em 9 mortes. O Ministério do Turismo planeja criar regras para melhorar a segurança e a responsabilidade na prática da atividade.

Governo federal inicia debates para regulamentar o balonismo no Brasil

Após 9 mortes em 2 acidentes em 1 semana, o Ministério do Turismo quer criar regras específicas para a atividade, classificada atualmente como “prática desportiva”.

A expectativa é de avanços significativos na próxima semana, em reunião com entidades envolvidas.

  • Acidente mais grave ocorreu em Praia Grande (SC), em 21.jun.2025, com 8 mortos após balão pegar fogo.
  • Outro acidente ocorreu em 15 de junho em Capela do Alto (SP), resultando em 1 morte.

A Anac classifica o balonismo como atividade de alto risco, sem certificação ou garantia de segurança. A prática é de responsabilidade dos envolvidos.

O acidente em Praia Grande ocorreu em uma das principais regiões turísticas para voos de balão, com aproximadamente 600 voos mensais. Atividades de balonismo foram temporariamente suspensas em SC.

O piloto, Elves Crescêncio, com 3 anos de experiência, relatou que o incêndio começou após sentir cheiro de queimado em menos de 5 minutos de voo.

Ele informou que o extintor não funcionou e orientou os passageiros a saltar. Quatro pessoas pularam de 150 metros e morreram, enquanto outras 4 não conseguiram sair.

Investigadores analisam falhas humanas ou problemas técnicos. A Polícia Civil investiga a possível causa do incêndio, que pode ter sido um maçarico reserva.

Leia mais em poder360