HOME FEEDBACK

Governo remarca leilão de ponte entre Brasil e Argentina para julho

Leilão tem o objetivo de atrair investidores com condições de retorno mais favoráveis e investimentos significativos. A ponte é vital para o comércio entre Brasil e Argentina, representando uma parte significativa das exportações e importações.

Leilão da Ponte Internacional São Borja – Santo Tomé será realizado no dia 15 de julho, segundo o Ministério dos Transportes.

O edital foi publicado em 13 de julho. Em abril, o leilão anterior foi cancelado por falta de propostas.

A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, anunciou alterações para atrair interessados. A Taxa Interna de Retorno foi modificada de 8,46% para 15%.

A ponte, com 15,62 km, foi construída após um acordo binacional em 1989 e liga São Borja (RS) a Santo Tomé (Argentina).

O contrato terá duração de 25 anos e prevê US$ 99 milhões em investimentos. O vencedor será definido pelo maior valor de outorga fixa.

A Ponte São Borja – Santo Tomé representa 20,1% do comércio entre Brasil e Argentina, incluindo 27,5% de exportações e 12,6% de importações. Também é responsável por 39,98% do comércio entre Brasil e Chile, fortalecendo o comércio bilateral e o desenvolvimento logístico.

O projeto foi estruturado em parceria entre o Ministério dos Transportes, Itamaraty e autoridades argentinas, com a participação de outras instituições na Comissão Mista Argentina-Brasileira.

Leia mais em exame