HOME FEEDBACK

Governo suspende exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul para todo o mundo

Suspensão das exportações de carne de frango do Rio Grande do Sul ocorre após primeiro caso de gripe aviária no Brasil. Medidas precautionárias estão sendo ampliadas, afetando também mercados internacionais.

Ministério da Agricultura suspende exportações de carnes de frango do Rio Grande do Sul a partir desta sexta-feira, devido ao registro de um caso de gripe aviária no estado.

A suspensão afeta os embarques de frango para todo o mundo, após a confirmação do foco em Montenegro. A medida é exclusiva para o estado gaúcho.

A China e a União Europeia interromperam, por 60 dias, as compras de carne de frango e produtos avícolas de todos os estados do Brasil.

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, mencionou que países como Reino Unido, Argentina, Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita devem restringir compras apenas do Rio Grande do Sul, e posteriormente da cidade de Montenegro.

Fávaro revelou que a restrição pode durar entre 28 a 60 dias. Ele ressaltou que >o consumo de carne de aves e ovos não transmite a gripe aviária.

Os 35 animais da granja afetada foram abatidos para evitar a propagação do vírus. A doença foi identificada em 2006 e chegou ao Brasil em 2023.

Leia mais em o-globo