Governo trabalhará para recuperar dinheiro desviado mesmo se Tesouro arcar com algum custo, diz AGU
Governo federal se compromete a recuperar valores desviados, mesmo que o Tesouro tenha que ressarcir beneficiários. Ministra destaca que ações judiciais contra responsáveis serão apresentadas em até 30 dias.
O ministro Jorge Messias, da Advocacia-Geral da União (AGU), afirmou que o governo federal continuará a recuperação de dinheiro desviado de fraudes do INSS, mesmo que o Tesouro Nacional tenha que arcar com custos para ressarcir benefícios.
Messias ressaltou que em 30 dias um pacote de ações judiciais contra pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema será encaminhado à Justiça.
Ele afirmou que essa pode ser a primeira fase de medidas cautelares contra líderes do esquema. As investigações estão em andamento e o bloqueio cautelar incluirá entidades e empresas que podem ter sido usadas como laranjas.
O ministro destacou a complexidade da fase de judicialização e criticou o governo anterior, dizendo que houve um "desmonte do INSS" sob a gestão de Jair Bolsonaro. Messias também mencionou que a Dataprev, essencial ao INSS, foi retirada da lista de privatização pelo presidente Lula.