Governo Trump avalia impor restrições de entrada nos EUA a cidadãos de 43 países
Trump avalia novo banimento de viagens para cidadãos de 43 países com três categorias de restrições. A proposta inclui listas de proibição total, restrições severas e um prazo para que países ajustem suas políticas de segurança.
A administração Trump está considerando novas restrições de viagens para cidadãos de até 43 países, superando as limitações anteriores.
Uma lista preliminar sugere:
- Lista vermelha (proibida): 11 países, incluindo Afeganistão, Coreia do Norte e Venezuela.
- Lista laranja (restrições severas): 10 países, como Rússia e Paquistão, com permissão apenas para viajantes de negócios.
- Lista amarela (60 dias para correção): 22 países que devem atender a exigências específicas para evitar a inclusão em outras listas.
As autoridades ressaltaram que a lista foi criada pelo Departamento de Estado e poderá sofrer alterações antes de ser apresentada à Casa Branca.
Questões de segurança e a troca inadequada de informações estão entre os motivos que levaram à proposta.
Porta-vozes de agências não comentaram sobre o assunto, mas o Departamento de Estado reiterou seu compromisso com a segurança nacional.
Lista vermelha: Afeganistão, Butão, Cuba, Irã, Líbia, Coreia do Norte, Somália, Sudão, Síria, Venezuela, Iémen.
Lista laranja: Bielorrússia, Eritreia, Haiti, Laos, Mianmar, Paquistão, Rússia, Serra Leoa, Sudão do Sul, Turcomenistão.
Lista amarela: Angola, Antígua e Barbuda, Benim, Burkina Faso, Camboja, Camarões, Cabo Verde, Chade, República do Congo, República Democrática do Congo, Dominica, Guiné Equatorial, Gâmbia, Libéria, Malawi, Mali, Mauritânia, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Tomé e Príncipe, Vanuatu, Zimbábue.