Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil ‘se deteriorou’
EUA denunciam deterioração dos direitos humanos no Brasil em relatório anual. Tensão entre os governos se intensifica com acusações de repressão ao debate democrático e à liberdade de expressão.
Estados Unidos criticam Brasil por violações dos direitos humanos
Nesta terça-feira (12), os Estados Unidos afirmaram que a situação dos direitos humanos no Brasil “se deteriorou” em 2024.
Washington acusou o governo brasileiro de reprimir “o debate democrático” e a “expressão dos simpatizantes” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A relação entre as duas nações está tensa, com Trump alegando que o governo Lula da Silva (PT) realiza uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro, que enfrenta um julgamento por uma suposta tentativa de golpe em 2022.
Isso resultou em tarifas de 50% sobre produtos brasileiros e a sanção do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Um relatório anual do Departamento de Estado aponta que os tribunais brasileiros adotaram medidas “desproporcionais” que minam a liberdade de expressão na internet.
- Bloqueio de acesso à informação em redes sociais, incluindo o X.
- Suspensão do Rumble por não bloquear contas acusadas de disseminação de desinformação.
Washington lamenta que o governo brasileiro tenha “minado o debate democrático” ao restringir o acesso a conteúdo online.
O relatório destaca problemas de direitos humanos, incluindo:
- Execuções arbitrárias.
- Tortura ou tratamentos degradantes.
- Prisão ou detenções arbitrárias.
- Graves restrições à liberdade de expressão e à liberdade de imprensa.
*Com informações da AFP
Publicado por Carol Santos