Governo Trump planeja revogar restrições à exportação de chips de IA após reação da indústria
Governo Trump busca revogar regra de difusão de IA estabelecida por Biden, visando simplificar as restrições comerciais sobre semicondutores. A mudança promete beneficiar fabricantes de chips e países do Oriente Médio que enfrentam limitações no acesso à tecnologia de IA.
Governo Trump planeja revogar as restrições aos chips de IA da era Biden, como parte de uma revisão mais ampla das políticas comerciais de semicondutores.
A mudança, ainda não definitiva, pretende substituir a política do presidente Joe Biden, que criou novas obrigações de licenciamento para a exportação de chips de empresas como a Nvidia.
Trump busca atender países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, que se opuseram às restrições. Um novo controle poderá ser aplicado a países que desviaram chips para a China, como Malásia e Tailândia.
A Nvidia viu suas ações subirem após a notícia, enquanto continua a criticar as restrições americanas, argumentando que elas favorecem a China.
As novas regras podem beneficiar a Oracle na Malásia e abrir oportunidades para países do Golfo Pérsico, que também enfrentaram restrições desde 2023.
Trump poderá anunciar um acordo no setor de chips durante sua visita ao Oriente Médio, marcada para 13 a 16 de maio.
Dentre as propostas, estão novas políticas para controlar pesos de modelos de IA e facilitar acordos com diversos países interessados na compra de chips.