Governo Trump reduz em 41% as verbas de segurança para Nova York
Corte no financiamento federal para prevenção de terrorismo em Nova York ocorre após ataque em Manhattan. A redução de 41% gerou críticas e questionamentos das autoridades estaduais sobre a segurança da cidade.
A Fema (Agência Federal de Gestão de Emergências) dos EUA anunciou, em 1º de agosto de 2025, um corte de US$ 64 milhões no financiamento para prevenção de terrorismo em Nova York.
A redução de 41% em relação ao ano anterior foi divulgada quatro dias após um tiroteio em Manhattan, onde 4 pessoas foram mortas.
Esse corte é parte de um documento de 80 páginas sobre o programa de subsídios para áreas urbanas, criado para auxiliar na prevenção de ataques terroristas. Os valores podem ser revisados pela Fema.
O incidente ocorreu no dia 28 de julho dentro de um prédio que abriga a sede da NFL e várias empresas financeiras.
Dias depois, em 30 de julho, a governadora Kathy Hochul enviou uma carta questionando o atraso do governo em divulgar os valores destinados a cada cidade.
Um porta-voz da Divisão de Segurança Interna do Estado de Nova York declarou que “não faz absolutamente nenhum sentido” cortar verbas diante do aumento das ameaças.
Informações da Reuters.