HOME FEEDBACK

Governo vai editar MP para tentar atenuar efeitos nas contas de luz de vetos derrubados pelo Congresso

Governo busca mitigar impacto de R$ 197 bilhões nas contas de luz após derrubada de vetos. Medida provisória pode ser editada para regularizar a instalação de usinas de energia eólica em alto mar.

Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo no Congresso, anunciou que o governo irá editar uma medida provisória para minimizar os impactos nas contas de luz após a derrubada de vetos à lei de energia eólica offshore.

A derrubada dos vetos obriga a contratação de usinas de energia, gerando um custo significativo para todos os brasileiros. Segundo a Abrace, associação que representa grandes consumidores de energia, o impacto dos vetos é estimado em R$ 197 bilhões até 2050.

A decisão de derrubar os vetos ocorreu após um acordo entre o governo e parlamentares. Algumas propostas que estavam sob veto ainda terão sua análise adiada para futuras sessões no Congresso.

Randolfe mencionou que o governo está em negociações para incluir os vetos ainda não analisados em uma nova medida provisória ou projeto de lei.

Em reunião com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), Randolfe enfatizou: “Essa MP é necessária para não ter impacto sobre a conta de luz dos brasileiros.”

Leia mais em o-globo