HOME FEEDBACK

Governo vai "jogar com o relógio" até entender se tarifaço é definitivo, dizem fontes

Governo brasileiro aguarda até agosto para avaliar próximos passos frente à tarifa de 50% anunciada por Trump. Estratégia envolve esperar o desenrolar político e o impacto na imagem de Jair Bolsonaro antes de retomar negociações.

Governo Lula aguarda antes de negociar com Trump

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adotar uma estratégia de espera nas negociações com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A avaliação é que o Brasil deve "jogar com o relógio" até pelo menos 1º de agosto, data prevista para a aplicação de uma tarifa de 50%.

Fontes internas apontam que o governo não descarta a possibilidade de Trump recuar em sua decisão, dada a pressão crescente sobre sua imagem, especialmente relacionada ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Se a tarifa for implementada, o governo se posicionará e poderá iniciar novas negociações com a Casa Branca. Até lá, estratégias e possíveis retaliações estão sendo estudadas.

Reação da sociedade

  • A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) pediu uma “resposta firme” da diplomacia brasileira.
  • A Confederação Nacional da Indústria (CNI) argumentou que não existe razão econômica para a tarifa.

O governo brasileiro vê a questão como política, associando a tarifa ao julgamento de Bolsonaro. A gestão acredita que a decisão de Trump reflete um desejo de apoiar Bolsonaro como negociador.

Surpreendidos pelo anúncio, os negociadores brasileiros consideram a tarifa inusitada e afirmam que não existem fundamentos econômicos para tal, dada a déficit comercial dos EUA. Para eles, a declaração de Trump impõe condições que inviabilizam uma negociação justa.

Leia mais em valoreconomico