Governo vai propor aumento de etanol na gasolina para 30%
Governo busca aumentar a mistura de etanol na gasolina para impulsionar o consumo interno, sem comprometer a produção de alimentos. A proposta será discutida pelo Conselho Nacional de Política Energética em breve.
Governo propõe aumento de etanol na gasolina
O governo brasileiro levará ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) a proposta de aumentar a proporção de etanol na gasolina, de 27% (E27) para 30% (E30).
O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante evento que apresentou os resultados dos testes de eficiência e emissão da mistura E30.
Silveira destacou que o Brasil aproveitará um recorde na safra agrícola previsto para 2025, focando na oferta de milho e do setor sucroalcooleiro, para aumentar o consumo interno de etanol na gasolina.
O ministro também assegurou que não há risco de que a produção de etanol concorra com a produção de alimentos. Ele reiterou que a prioridade do presidente Lula é a produção de alimentos, respondendo às preocupações sobre um possível aumento nos preços dos supermercados.