Governo vai regulamentar por decreto lei da reciprocidade tarifária, diz Costa
Governo brasileiro se prepara para adotar medidas de reciprocidade tarifária em resposta à tarifa imposta pelos Estados Unidos. Rui Costa destaca que ações não se limitarão a taxas e vão além para proteger a economia nacional.
Rui Costa, ministro da Casa Civil, anunciou neste domingo (13) que o governo irá regulamentar por decreto a lei da reciprocidade tarifária esta semana.
O objetivo é retaliar os Estados Unidos caso o país não retire a tarifa de 50% contra o Brasil até o início de agosto.
Durante a entrega de residências do programa Minha Casa, Minha Vida em Salvador, o ministro afirmou: "Se for efetivada [a tarifa], nós adotaremos várias medidas para proteger o interesse da economia brasileira".
Se Donald Trump não eliminar a taxação até 1º de agosto, Costa afirmou que o Brasil aplicará a reciprocidade "com várias medidas", que não se limitarão apenas a taxas.
O ministro também criticou o ex-presidente Jair Bolsonaro e sua família, comparando a postura deles à de um “sequestrador”, ao condicionar a retirada das tarifas a uma anistia. "Lembrei de vídeos de sequestradores, que impõem condições para devolver um ente querido", disse.