HOME FEEDBACK

Grand Canyon é evacuado devido a um incêndio florestal

Incêndio florestal se aproxima da Borda Norte do Grand Canyon, forçando a evacuação de turistas. A situação permanece crítica, com as chamas fora de controle e alertas de temperaturas extremas na área.

Pelo menos 500 turistas foram evacuados do Grand Canyon, EUA, devido a um incêndio florestal chamado White Sage, que se alastrou rapidamente.

O incêndio teve início na quinta-feira (10) e já devastou mais de 3.500 hectares de vegetação na Borda Norte do parque nacional. Até ao meio-dia de sexta-feira (11), o incêndio ainda estava fora de controle.

As autoridades informaram que a evacuação foi realizada de forma segura, com todos os visitantes saindo da área. Funcionários e moradores do parque permaneceram resguardados.

O incêndio ocorre fora do parque, mas se aproxima de Jacob Lake, uma cidade no Arizona conhecida como porta de entrada para a Borda Norte. Fotos mostram grandes colunas de fumaça.

Segundo Jon Paxton, porta-voz do xerife do condado de Coconino, “evacuamos cerca de 40 pessoas, mas outras já haviam deixado a área.” A Borda Sul do parque, que atrai mais visitantes, permanece acessível.

O Grand Canyon, um dos locais turísticos mais populares dos EUA, recebe quase cinco milhões de visitantes por ano.

Outro parque no sudoeste, Black Canyon of the Gunnison, foi completamente evacuado na quinta-feira por um outro incêndio que já destruiu mais de 600 hectares.

Um alerta de temperaturas extremas foi emitido para o Grand Canyon, com registros que podem ultrapassar os 46°C. Na terça-feira, um excursionista de 67 anos foi encontrado morto no parque, possivelmente em decorrência do calor.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Leia mais em jovem-pan