HOME FEEDBACK

Greta anuncia nova frota para levar ajuda a Gaza

Greta Thunberg lidera nova frota para enviarem ajuda humanitária a Gaza. A iniciativa busca mobilizar apoio internacional e quebrar o cerco imposto por Israel à região.

Greta Thunberg anunciou que uma nova frota partirá da Espanha no dia 31 de agosto com o objetivo de levar ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

No vídeo divulgado no Instagram, ela afirma que será a maior tentativa de "quebrar o cerco ilegal de Israel sobre Gaza". As embarcações se reunirão com outras organizações no dia 4 de setembro, partindo da Tunísia e outros portos. O movimento também visa mobilizar 44 países em manifestações simultâneas.

Essa não é a primeira tentativa de Greta. Em junho, ela foi deportada de Israel, junto com integrantes do barco Madleen, incluindo o brasileiro Thiago Ávila, ativista conhecido.

O Gabinete de Segurança de Israel aprovou um plano para assumir o controle da Cidade de Gaza, prevendo cinco princípios: desarmamento do Hamas, retorno de reféns, desmilitarização de Gaza, controle de segurança por Israel e uma nova administração civil.

O governo brasileiro criticou a decisão de Israel, afirmando que isso "agravará a catastrófica situação humanitária" na região. Também, países europeus no Conselho de Segurança da ONU condenaram a medida, enquanto Turquia e Egito pediram ação unificada entre os países muçulmanos.

A guerra em Gaza começou em 7 de outubro de 2023, após um ataque do Hamas que resultou em 1.200 mortos e 251 reféns. Israel retaliou com bombardeios e operações militares.

Leia mais em poder360