Greta Thunberg é deportada de Israel
Greta Thunberg e ativista brasileiro Thiago Ávila são deportados de Israel após interceptação do barco Madleen. O Itamaraty confirma que Thiago receberá apoio da embaixada brasileira em Tel Aviv.
Greta Thunberg foi deportada de Israel nesta terça-feira (10.jun.2025) e embarcou para a Suécia. A informação foi confirmada pelo Ministério das Relações Exteriores de Israel, que publicou fotos do embarque no X (ex-Twitter).
O ministério informou que todos os integrantes do barco Madleen, que levava ajuda humanitária à Faixa de Gaza, estavam no aeroporto Ben Gurion e seriam enviados de volta aos seus países.
"Aqueles que se recusassem a assinar os documentos de deportação seriam julgados por autoridades israelenses," declarou o ministério.
Entre os tripulantes estava o ativista brasileiro Thiago Ávila. O Itamaraty confirmou que ele retornará ao Brasil e que funcionários da embaixada estavam no aeroporto para apoiá-lo.
A secretária-geral do ministério, Maria Laura da Rocha, se reuniu com a esposa de Thiago, Lara Souza, e reafirmou o compromisso do Brasil com o Estado da Palestina.
O barco Madleen foi interceptado por Israel no dia 8.jun. Thiago é um ativista conhecido e membro da Freedom Flotilla Coalition.
O ministério israelense criticou a ação do barco, afirmando que enquanto Greta e outros buscavam atenção na mídia, mais de 1.200 caminhões de ajuda já haviam entrado em Gaza. Também foi ressaltado que a ajuda do navio seria distribuída através de canais humanitários apropriados.