HOME FEEDBACK

Greve de fome como a de Glauber Braga já ajudou outros deputados a conseguir o que queriam; veja

Glauber Braga (Psol-RJ) entra para a lista de parlamentares que utilizam a greve de fome como forma de protesto. O deputado busca chamar atenção para sua situação após a aprovação da cassação do seu mandato pelo Conselho de Ética.

Greve de fome do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) completa cinco dias, destacando-se na história da Câmara dos Deputados, onde outros parlamentares também optaram por esse protesto com resultados positivos.

José Wilson Siqueira Campos, ex-deputado (1971-1988), fez greve de fome por 98 horas em 1987, em protesto contra veto do presidente José Sarney sobre projetos de criação do Tocantins. Sua ação resultou na formação de uma comissão para estudar o tema, culminando na aprovação do Estado em 1988.

Domingos Dutra (PT) também recorreu à greve de fome em 2010, protestando contra a retirada de apoio do PT a Flávio Dino para o governo do Maranhão. Após uma semana, a greve foi encerrada após acordo que permitiu campanha para candidatos aliados ao PT.

Atualmente, Glauber Braga acampa na Câmara para contestar o processo de cassação de seu mandato, aprovado pelo Conselho de Ética. Acusado de quebra de decoro parlamentar, ele alega perseguição política por suas denúncias sobre o "orçamento secreto".

Braga afirma que, até agora, está ingerindo apenas água, água de coco e isotônico. Ele ainda pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e sua perda de mandato só se concretizará com aprovação do plenário.

No último fim de semana, recebeu visitas de ministros e aliados do PT, reforçando seu apoio no protesto.

Leia mais em valoreconomico