HOME FEEDBACK

Gripe aviária: Coreia do Sul suspende importação de frango brasileiro

Coreia do Sul suspende importações de frango do Brasil após caso de gripe aviária em granja. O bloqueio se soma a outros 31 países que já adotaram medidas semelhantes.

Coreia do Sul suspende importações de frango do Brasil após gripe aviária em granja de Montenegro, no Rio Grande do Sul.

Com essa ação, sobe para 32 países o número que bloqueou a compra de avícolas brasileiras, incluindo México, Argentina, Uruguai, Chile, China e a União Europeia.

De acordo com o Korea Times, todas as importações de produtos avícolas, como ovos férteis e pintinhos, foram suspensas para embarques a partir de 15 de maio. Cargas enviadas até 14 dias antes da proibição passarão por testes ao chegar no país.

Atualmente, há 37 embarques, totalizando 844 toneladas de carne de frango brasileira, aguardando liberação nos portos. O Ministério informou que não há preocupação imediata com contaminação, pois os produtos passam por quarentena regular.

Plano de contenção do vírus inclui isolamento do foco, com sete barreiras de desinfecção em estradas da região. O governo federal declarou emergência zoossanitária em um cinturão de 10 km ao redor da granja afetada, onde cerca de 17 mil animais foram sacrificados.

A granja é matrizeira e produz ovos para incubação, não para consumo humano. O Ministério da Agricultura rastreou os ovos destinados a incubatórios em Rio Grande do Sul, Minas e Paraná e orientou a destruição, apesar da ausência de comprovação de contaminação.

Leia mais em o-globo