Gripe aviária: exportações de frango estão suspensas também para Uruguai e Chile
Suspensão temporária das exportações de carne de aves do Brasil atinge cinco países devido à gripe aviária. Autoridades acreditam que restrições podem ser revertidas para embargos regionais à medida que a situação for controlada.
Exportações brasileiras de carne de aves suspensas
As exportações de carne de aves e subprodutos do Brasil estão suspensas para cinco países: China, União Europeia, Argentina, Uruguai e Chile. A suspensão foi confirmada após um caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, informou que todos os quase 150 países compradores foram notificados assim que o caso foi confirmado.
A China, principal destino do frango brasileiro, suspendeu as certificações desde 15 de maio, conforme protocolo sanitário. Recentemente, Chile e Uruguai também notificaram o Brasil sobre a suspensão das compras.
Suspensões semelhantes podem ocorrer com outros países como Coreia do Sul, México e Rússia, que ainda não responderam.
O secretário acredita que as suspensões são temporárias e podem ser revertidas para embargos regionais, limitando-se ao raio do foco da doença. Rua destacou que medidas adequadas estão sendo tomadas para retomar o status de livre de gripe aviária.
O Brasil é o maior produtor e exportador de frango do mundo, com uma demanda internacional aquecida, mesmo diante das restrições.