HOME FEEDBACK

Gripe aviária: nova suspeita da doença em área comercial é investigada no Rio Grande do Sul

Ministro da Agricultura revela novo caso suspeito de gripe aviária em Rio Grande do Sul. Resultados de testes e otimismo em relação à reabertura de mercados são esperados em breve.

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou um novo caso suspeito de gripe aviária em Teutônia, no Rio Grande do Sul.

O município está próximo de Montenegro, onde foi identificado o primeiro foco da doença em frangos.

Fávaro acredita que o resultado será negativo, devido ao baixo número de aves afetadas: “Não há uma morte generalizada, por isso nos dá uma tranquilidade.”

A pasta já descartou, há uma semana, dois casos suspeitos no Tocantins e em Santa Catarina, que resultaram negativos para a gripe aviária.

O ministro está otimista quanto à retomada das compras de frango brasileiro por mercados como a União Europeia e China, assim que se completar um ciclo de 28 dias sem novos casos na granja afetada.

“Isso atesta a qualidade do sistema sanitário brasileiro”, comentou Fávaro, enfatizando a expectativa de redução das restrições comerciais.

Desde 2022, mais de 4000 investigações foram realizadas no Brasil, com 171 casos registrados entre aves silvestres, de subsistência e comerciais.

Atualmente, há oito investigações em andamento, todas relacionadas a aves silvestres ou domésticas. O novo caso em granja comercial será adicionado ao painel do órgão às 13h.

Leia mais em o-globo