Grupo de 12 repatriados de Gaza desembarcam no Aeroporto de Guarulhos
Doze brasileiros e familiares retornam da Faixa de Gaza em meio a dificuldades e guerra. Itamaraty já repatriou 127 brasileiros da região desde o início de outubro.
Na manhã desta quinta-feira (22), 12 brasileiros foram repatriados da Faixa de Gaza e chegaram ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O grupo inclui três brasileiros e nove familiares, sendo três crianças.
Desde outubro, o Itamaraty já retirou 127 brasileiros e seus familiares da região, além de 1.572 pessoas de Israel, na Cisjordânia e no enclave.
Um dos repatriados, Ramadan Abdou, reencontrou seus filhos após mais de dois anos, expressando sua alegria e agradecendo ao governo brasileiro pelo apoio. Sua irmã, Alaa, compartilhou as dificuldades enfrentadas em Gaza, como a escassez de alimentos e água devido à guerra.
As repatriações foram feitas por voos comerciais com escala em Doha, no Catar. O processo ocorreu em sigilo, devido às dificuldades de comunicação entre os governos do Brasil e de Israel.
Ao chegarem ao Brasil, os repatriados foram acolhidos por equipes do Ministério de Desenvolvimento Social, com alguns sendo encaminhados a abrigos, e outros para casas de familiares.
Hassan Rabee, um palestino com cidadania brasileira, destacou que ainda existem muitos brasileiros que desejam deixar Gaza, ressaltando as condições precárias que continuam a ser enfrentadas na região.
Publicada por Sarah Paula
Reportagem produzida com auxílio de IA