Grupo de 27 países pressiona Israel por acesso da imprensa estrangeira a Gaza
Vinte e sete países exigem acesso à Gaza para jornalistas e proteção à imprensa em meio ao conflito. O apelo ocorre enquanto Israel intensifica operações militares na região devastada pela guerra.
Grupo de 27 países pede acesso a Gaza
Um grupo de 27 países, incluindo França, Reino Unido, Alemanha e Chile, solicitou na quinta-feira (21) que Israel permita “o acesso imediato e independente dos meios estrangeiros” a Gaza.
Os países, parte de uma coalizão pela liberdade de imprensa, afirmaram que “jornalistas e profissionais da imprensa desempenham papel essencial na realidade da guerra”.
- A lista inclui: Austrália, Áustria, Bélgica, Chile, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Japão, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Serra Leoa, Eslováquia, Eslovênia, Suécia, Suíça, Países Baixos, Reino Unido e Ucrânia.
O comunicado também condenou a violência contra jornalistas, destacando o número alarmante de mortes e detenções.
As autoridades foram chamadas a garantir a segurança dos trabalhadores da imprensa em Gaza, Israel, Cisjordânia e Jerusalém Oriental, enfatizando que ataques deliberados contra jornalistas são inaceitáveis.
Enquanto isso, o Exército israelense intensificou o cerco à Cidade de Gaza, buscando capturar o último reduto do Hamas, após mais de 22 meses de conflito.
O comunicado pede um cessar-fogo imediato, libertação de reféns e um fluxo de ajuda humanitária, além de uma solução de dois Estados para paz a longo prazo.
Com informações da AFP
Publicado por Fernando Dias