HOME FEEDBACK

Grupo projeta ampliação de licença-paternidade em 2025

Camila Bruzzi busca aprovar a ampliação da licença-paternidade no Congresso Nacional até 2025, defendendo que o aumento pode beneficiar a sociedade e a economia. A discussão sobre a mudança ganhou força após determinação do STF para regulamentar a questão até julho de 2025.

Engenheira Camila Bruzzi, presidente da CoPai, projeta a ampliação da licença-paternidade para 60 dias no Brasil, com aprovação esperada em 2025.

A licença, que atualmente é de apenas 5 dias, não é alterada desde 1988. Bruzzi acredita que essa mudança pode “transformar o Brasil” e resultaria em um impacto inferior a 1% no orçamento da Previdência.

A discussão ganhou força em 2023, quando o STF definiu prazo até julho de 2025 para regulamentação. Apesar de a Câmara ter aprovado regime de urgência, a matéria não avançou. A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde ainda aguarda definição no STF.

Atualmente, o benefício pode ser de 20 dias em empresas que integram o programa Empresa Cidadã, com algumas oferecendo até 2 meses de licença. O Brasil se classifica entre os países com a menor licença-paternidade no mundo, ao lado do México, com 1 semana; Colômbia, com 3 semanas; e em contraste com Portugal (22 semanas) e Coreia do Sul (54 semanas).

Leia mais em poder360