Grupo terrorista Hamas diz estar pronto para negociar trégua com Israel em Gaza; Defesa Civil reporta 52 mortos
Hamas se manifesta positivo para negociações de trégua em meio a novos bombardeios em Gaza. Grupo terrorista propõe uma pausa de 60 dias em troca da libertação de reféns israelenses.
Hamas anunciou, na noite desta sexta-feira (4), que está pronto para “começar imediatamente” as negociações sobre a trégua em Gaza, após pelo menos 52 mortes em 24 horas.
O grupo terrorista informou que entregou uma resposta positiva aos mediadores. “Estamos prontos para negociações sobre o mecanismo de aplicação desse quadro”, mencionou em comunicado.
A declaração ocorre antes da visita do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, a Washington, para se reunir com o presidente dos EUA, Donald Trump.
A proposta inclui uma trégua de 60 dias, onde o Hamas libertaria metade dos reféns israelenses em troca da liberação de palestinos detidos por Israel.
A Jihad Islâmica, aliada do Hamas, também apoia as negociações, mas pede “garantias” de implementação.
Enquanto isso, o Exército israelense continuou sua ofensiva, resultando em 52 palestinos mortos, 11 próximos a locais de ajuda alimentar. As operações visam desmantelar as capacidades militares do Hamas.
Desde o início da guerra em outubro de 2023, cerca de 57.130 palestinos morreram, majoritariamente civis, conforme dados do Ministério da Saúde de Gaza, considerados confiáveis pela ONU.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório