Guerra comercial de Trump é um alerta para a Europa, diz Lagarde
Lagarde alerta para os perigos de uma guerra comercial global e destaca que a crise pode impulsionar a unidade da Europa. A presidente do BCE observa um "despertar coletivo" entre os países da UE para aumentar investimentos em defesa e infraestrutura.
Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE), alertou que uma guerra comercial global prejudicaria especialmente os Estados Unidos e poderia impulsionar a unidade na Europa.
Os EUA impuseram tarifas a aliados e adversários, ameaçando medidas adicionais e provocando retaliações, o que aumenta as preocupações sobre o crescimento global.
Em entrevista à BBC, Lagarde afirmou: "Se entrarmos em uma verdadeira guerra comercial, as consequências serão graves".
Ela destacou que a situação pode despertar uma nova energia na União Europeia: "É um grande alerta para a Europa".
A Comissão Europeia e a Alemanha já anunciaram aumento nos gastos com defesa e infraestrutura, rompendo anos de relutância.
Este "despertar coletivo" inclui o Reino Unido, que, apesar de ter deixado a UE, está colaborando no esforço de segurança europeia.
Nos últimos anos, os esforços da UE para aprofundar a unidade foram quase paralisados, e ações para implementar reformas propostas por Mario Draghi têm sido escassas, mesmo diante do baixo crescimento do bloco e da contração econômica da Alemanha.