Guerra comercial prejudica Canadá, México e EUA, diz OCDE
OCDE alerta que aumentos tarifários propostos por Trump podem levar a uma desaceleração econômica significativa na América do Norte. Estimativas mostram redução do crescimento nos EUA, México e Canadá, além de aumento da inflação global.
A OCDE alertou que os aumentos de tarifas do presidente dos EUA, Donald Trump, impactarão negativamente o crescimento econômico no Canadá, México e nos EUA, além de AUMENTAR A INFLAÇÃO.
Em relatório divulgado em 17 de março de 2025, a OCDE prevê que uma guerra comercial mais ampla prejudicará ainda mais a economia global, que deve desacelerar de 3,2% em 2024 para 3,0% em 2026.
A Organização estima que o crescimento econômico dos EUA caia para 2,2% este ano e ainda mais para 1,6% em 2026, devido ao aumento tarifário de 25 pontos percentuais nas importações.
A economia mexicana será a mais afetada, com uma contração prevista de 1,3% em 2025, em vez de crescer 1,2% como anteriormente expectado. O Canadá também irá desacelerar, com previsão de crescimento de apenas 0,7% nos próximos dois anos.
O Brasil deve crescer 2,1% e 1,4% em 2025 e 2026, respectivamente, por conta dos impactos das tarifas sobre aço e alumínio.
A Zona do Euro, no entanto, pode ganhar impulso, com crescimento de 1,0% este ano e 1,2% em 2026, apesar das desacelerações nas previsões anteriores.
A OCDE também aponta que um aumento permanente de 10 pontos percentuais nas tarifas pode reduzir o crescimento global em 0,3 ponto percentual e elevar a inflação média em 0,4 ponto percentual nos primeiros três anos.
Leigh Thomas.