Guiana é único país autossuficiente em grupos alimentares essenciais
Estudo revela que a Guiana se destaca por ser autossuficiente em todos os grupos alimentares essenciais, enquanto muitos países, incluindo o Brasil, enfrentam déficits em algumas categorias. Análise aponta desigualdades na produção e dependência de importações em diversas nações ao redor do mundo.
A Guiana é o único país entre 186 nações analisadas que produz todos os 7 grupos alimentares essenciais para uma dieta saudável, de acordo com um estudo publicado na revista Nature Food.
A pesquisa avaliou a autossuficiência alimentar em 7 categorias:
- frutas
- verduras
- proteínas vegetais
- laticínios
- peixes
- carnes
- carboidratos ricos em amido
A China e o Vietnã ocupam a 2ª posição, produzindo o suficiente em 6 categorias. O Brasil fica em uma posição intermediária, com autossuficiência em 5 categorias, mas não consegue suprir verduras e peixes.
Apenas 1 em cada 7 países alcança autossuficiência em 5 ou mais grupos alimentares, principalmente na Europa e América do Sul. Seis países – Afeganistão, Emirados Árabes, Iraque, Macau, Catar e Iêmen– não conseguem produzir o suficiente em nenhuma categoria.
Disparidades significativas foram identificadas na produção de carne e laticínios. Na África, muitos países enfrentam déficits, como na República Democrática do Congo, onde a produção de carne é apenas 15% da demanda.
Somente 24% das nações cultivam verduras em quantidades adequadas. Situação semelhante para proteínas vegetais e carboidratos.
Jonas Stehl, da Universidade de Göttingen, destacou que baixos níveis de autossuficiência podem dificultar a resposta a choques no fornecimento de alimentos.
As uniões econômicas regionais mostram padrões de dependência alimentar variados. O Conselho de Cooperação do Golfo atinge autossuficiência apenas em carne, enquanto nações da África Ocidental e do Caribe não conseguem suprir mais de dois grupos alimentares.
A América Latina tem um quadro misto: a região Sul se destaca na produção de frutas, mas não em verduras, exceto a Guiana. Nenhuma união econômica da região é autossuficiente em mais de 5 grupos de alimentos.
Muitos países dependem de um único parceiro para a maior parte de suas importações alimentares.