HOME FEEDBACK

Guitarrista do Radiohead cancela shows após ameaça de boicote de grupo pró-palestino

Jonny Greenwood e Dudu Tassa cancelam shows no Reino Unido após ameaças relacionadas a boicote por grupo pró-palestino. Artistas criticam a censura e defendem a liberdade de expressão em meio a tensões no Oriente Médio.

Jonny Greenwood, guitarrista do Radiohead, e o músico Dudu Tassa, cancelaram dois shows no Reino Unido. A decisão ocorreu devido a “ameaças críveis” após um boicote promovido por um grupo pró-palestino.

Os artistas informaram que os organizadores “receberam ameaças suficientes para concluir que não é seguro” realizar os shows em Londres e Bristol.

Na carta divulgada, os músicos condenaram a “censura” e destacaram que “intimidar casas de shows não ajudará a alcançar a paz no Oriente Médio”. Eles afirmaram que “os artistas devem ser livres para se expressar” independente de nacionalidade.

A Campanha Palestina para o Boicote Acadêmico e Cultural de Israel (PACBI) comemorou o cancelamento e reiterou o apelo para que todas as casas de shows rejeitem agendar esses concertos. O PACBI, parte do movimento BDS, critica Greenwood e Tassa como “cúmplices do genocídio em Gaza”.

Recentemente, o vocalista do Radiohead, Thom Yorke, foi confrontado por um espectador durante um show na Austrália, questionando sua postura sobre o que acontece em Gaza. A banda anteriormente já havia se posicionado contra pedidos de boicote em 2017.

*Com informações da AFP
Publicado por Carolina Ferreira

Leia mais em jovem-pan