HOME FEEDBACK

Guterres vê ‘guinada perigosa’ no Oriente Médio e pede fim de ‘círculo de represálias’

António Guterres alerta para um iminente ciclo de violência no Oriente Médio após os bombardeios dos EUA ao Irã. Ele destaca a necessidade urgente de diálogo para evitar uma escalada devastadora e a erosão do regime global de não proliferação nuclear.

António Guterres, secretário-geral da ONU, alertou neste domingo (22) sobre o risco de um novo ciclo de destruição no Oriente Médio após ataques dos EUA ao Irã.

Ele classificou a ofensiva como uma “guinada perigosa” e condenou a escalada militar, afirmando que a região não pode suportar outra onda de destruição.

Durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, Guterres enfatizou: “corrermos o risco de cair em um círculo de represália após represália”.

O diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Rafael Grossi, também expressou preocupações sobre a ampliação do conflito, pedindo “máxima moderação”.

Grossi ressaltou que ainda há uma “janela de oportunidade” para o diálogo e que, caso contrário, a violência pode levar a consequências graves e ameaçar o regime global de não proliferação nuclear.

Ele mencionou danos evidentes nas instalações de Fordow, principal centro de enriquecimento de urânio no Irã, após os bombardeios que indicam o uso de munições perfurantes, mas ainda não é possível avaliar os danos subterrâneos.

“Ataques armados contra instalações nucleares jamais deveriam ocorrer”, advertiu Grossi, enfatizando os riscos de contaminação radioativa.

Com informações da AFP

Leia mais em jovem-pan