GWM inaugura 1ª fábrica no Brasil e fala em aprofundar relações
GWM inaugura sua primeira fábrica no Brasil em Iracemápolis, com apoio do governo chinês. Montadora planeja reduzir custos e aumentar a produção para atender o mercado latino-americano.
GWM Inaugura 1ª Fábrica no Brasil
A montadora chinesa GWM (Great Wall Motor) inaugurou sua 1ª fábrica no Brasil, em Iracemápolis (SP), nesta 6ª feira (15.ago.2025), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, destacou o apoio do presidente Xi Jinping ao país, enfatizando que a China está ao lado do Brasil, mesmo diante de mudanças na ordem internacional.
Qingqiao afirmou que a China está disposta a ajudar o Brasil a compensar os prejuízos causados pela sobretaxa dos EUA, ressaltando a importância do apoio mútuo entre os países em tempos turbulentos.
O diretor executivo da GWM, Mu Feng, declarou que a empresa considera o Brasil um ambiente de negócios “legal, amigável e estratégico” para expandir na América Latina. O Brasil é o 6º maior mercado automobilístico do mundo em consumo.
O executivo afirmou que a GWM planeja produzir de 250.000 a 300.000 unidades na nova fábrica, que tem capacidade para mais de 50.000 veículos por ano. Uma 2ª fábrica está nos planos, mas o local ainda não foi definido.
A unidade iniciará operações com a produção do SUV híbrido Haval H6 e a companhia planeja reduzir os custos dos veículos, visando preços mais competitivos no mercado brasileiro.
Nota: O jornalista viajou a convite da GWM.