Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato
Paul Biya anuncia candidatura à reeleição em Camarões, destacando desafios a serem superados. Sua longa gestão enfrenta críticas por corrupção e perda de apoio político em um cenário cada vez mais contestado.
Paul Biya, presidente em exercício mais velho do mundo, de 92 anos, anunciou sua candidatura à reeleição em Camarões, para o dia 12 de outubro deste ano.
Em uma postagem no X (antigo Twitter), Biya, no poder há 43 anos, declarou que sua decisão se baseia na “urgência dos desafios” enfrentados pelo país. Ele afirmou: “Juntos, não há desafio que não possamos superar. O melhor ainda está por vir.”
O presidente destacou em carta sua dedicação à segurança e ao bem-estar dos cidadãos, mencionando que, apesar do longo tempo no poder, “ainda resta muito a ser feito”.
No entanto, seu governo enfrenta críticas por corrupção, má governança e problemas de segurança. Rumores sobre sua saúde surgiram após uma ausência de mais de seis semanas no ano passado, alimentando especulações sobre sua capacidade de governar.
A candidatura de Biya ocorre em um cenário político tenso, com perdas de apoio em regiões chave. Aliados como Bello Bouba Maigari e Issa Tchiroma Bakary se afastaram e também anunciaram candidaturas, aumentando a oposição, que inclui Maurice Kamto, Joshua Osih, Akere Muna e Cabral Libii.
Entre seus apoiadores, há quem defenda sua permanência, acreditando que ainda tem “muito a oferecer”. Em 2008, Biya aboliu o limite de mandatos presidenciais, permitindo sua candidatura indefinida. Ele venceu a eleição de 2018 com mais de 71% dos votos, apesar de denúncias de irregularidades no processo.