Há indícios de autoria contra Anderson Torres, diz Moraes
Ministro Alexandre de Moraes destaca indícios de autoria contra Anderson Torres e outros acusados de tentativa de golpe de Estado. A Primeira Turma do STF analisa a denúncia, ressaltando o papel de Torres na disseminação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas.
Ministro Alexandre de Moraes, da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta quarta-feira que existem indícios suficientes para aceitar a denúncia contra Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Jair Bolsonaro, por golpe de Estado.
A Primeira Turma retoma a análise da denúncia contra Bolsonaro e outros aliados por tentativa de golpe de Estado. O colegiado irá decidir se aceita ou não a denúncia.
Além de Torres, são acusados:
- Walter Braga Netto
- Augusto Heleno
- Paulo Sérgio Nogueira
- Alexandre Ramagem
- Almir Garnier
- Mauro Cid
As denúncias incluem crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio da União.
Moraes, relator do caso, ressaltou que Torres utilizou seu cargo para atacar a Justiça Eleitoral e contestou a defesa de Torres, afirmando que “nada do que um ministro da Justiça fala ou faz é irrelevante”. Ele destacou o papel de Torres na propagação de informações falsas sobre as urnas eletrônicas.
A sessão começou com o voto de Moraes, que deve indicar a aceitação da denúncia contra todos os acusados. Em seguida, os outros ministros decidirão se o acompanham.