HOME FEEDBACK

Há risco de retaliação por comércio com Rússia, diz senador a Alckmin

Senadores alertam sobre riscos de sobretaxas dos EUA ao Brasil devido a negociações com a Rússia. Nelsinho Trad afirma que governo brasileiro está ciente da situação e precisa agir para evitar impactos econômicos.

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS), alertou sobre riscos de novas sobretaxas dos EUA ao Brasil por negociações com a Rússia.

Trad se reuniu com o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), e mencionou que políticos norte-americanos indicaram essa possibilidade. Ele comentou: “Sentimos que isso é uma possibilidade real” e destacou que republicanos e democratas estão alinhados nesse tema.

O Poder360 informou que a Rússia é a maior vendedora de diesel ao Brasil com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no poder, incluindo negócios com petróleo e fertilizantes, que estão livres de tarifas.

Trad afirmou que a sobretaxa está “no radar” do governo brasileiro e que o Executivo precisa agir. Ele comentou após reunião no Mdic, com a presença dos senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Fernando Farias (MDB-AL).

Os senadores participaram de uma comissão nos EUA para tratar do adiamento da sobretaxa de 50% imposta por Donald Trump a produtos brasileiros, que entrou em vigor em 6 de agosto sem sucesso nas negociações.

Amin e Farias ouviram de congressistas e empresários dos EUA que a taxação é um "gol contra". Amin também expressou preocupação com a situação de commodities como madeira e pescados.

A Casa Branca anunciou que irá impor nova taxa de 25% sobre produtos indianos devido às importações de petróleo russo, totalizando 50% em tarifas.

Leia mais em poder360