Há tempo de sobra para aprovar reforma do IR, diz líder do governo na Câmara
José Guimarães reiterou a prioridade da reforma do Imposto de Renda e a expectativa de que a oposição não obstrua sua votação. O governo também apresentou uma lista de outros projetos importantes para o semestre, incluindo regulamentações e medidas sociais.
José Guimarães (CE), líder do governo na Câmara, afirmou que “há tempo de sobra” para analisar e aprovar a reforma do Imposto de Renda no Congresso Nacional.
Ele destacou que a proposta é prioridade do presidente Lula e duvida que a oposição vá obstruir a votação. O PL, principal partido da oposição, já anunciou a suspensão da tática de obstrução.
A oposição e parte do Centrão resistem à proposta de contrapartida do governo, que sugere taxação extra para quem ganha mais de R$ 50 mil mensais. Parlamentares preferem outra forma de compensação pela isenção do IR para quem recebe até R$ 5 mil.
Guimarães afirmou: “A centralidade do nosso projeto é cobrar de quem paga menos imposto...” A comissão especial para discutir o projeto já foi formada e será presidida por Rubens Pereira Júnior (PT-MA).
Além do Imposto de Renda, o governo definiu outros nove projetos prioritários para o primeiro semestre, incluindo:
- Regulamentação da Inteligência Artificial
- Plano Nacional de Educação
- Marco Legal das Concessões
- PEC da Segurança
- MP que libera saldo retido do FGTS
Guimarães também informou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) será sancionada “praticamente sem vetos” por Lula na próxima sexta-feira (12).