Hackers russos atacam sites do governo romeno em dia de eleição
Hackers atacam sites do governo romeno durante eleições presidenciais. Ataques tiveram como alvo instituições chave e candidatos, mas sites já foram restaurados.
Grupo de hackers russo ataca sites do governo romeno
No dia das eleições presidenciais na Romênia, 4 de maio de 2025, o grupo de hackers DDOSIA/NoName057 lançou um ataque a vários sites do governo e de candidatos. Entre os alvos estão:
- site do Tribunal Constitucional Romeno
- portal do governo
- site do Ministério das Relações Exteriores
- sites de candidatos presidenciais
O ataque foi realizado através de negação de serviço distribuída (DDoS), que congestiona os alvos com tráfego excessivo. A Direção Nacional de Cibersegurança informou que os sites já foram restaurados.
As eleições presidenciais têm importância especial, já que em novembro de 2024 o pleito anterior foi anulado devido a suspeitas de interferência russa e irregularidades. Se nenhum candidato alcançar 50% dos votos mais 1, um 2º turno ocorrerá em 18 de maio.
O candidato de consenso entre partidos pró-Europa, Antonescu, visa barrar o avanço da direita. Já Calin Georgescu, o vencedor do 1º turno anulado, está fora da disputa devido a alegações de apoio do governo russo.