HOME FEEDBACK

Haddad chega a encontro do Mercosul entre acordos com europeus e cortes de tarifas

Ministro da Fazenda busca estreitar relações com a Argentina antes da Cúpula do Mercosul. Discussões incluirão ampliação de produtos na lista de exceções à Tarifa Externa Comum e acordos comerciais com a União Europeia e Efta.

Ministro Fernando Haddad inicia o dia em Buenos Aires nesta quarta-feira (2), com o objetivo de aprimorar relações antes da participação do presidente Lula na Cúpula do Mercosul, que acontece até quinta-feira (3).

Às 8h30, Haddad participará de reunião com ministros e presidentes de bancos centrais do bloco. Após isso, terá um encontro bilateral com o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo.

O clima entre Haddad e o presidente argentino Javier Milei é tenso desde a posse deste último em dezembro de 2023. Lula estará no evento reservado aos chefes de Estado na quinta-feira, quando o Brasil assumirá a presidência rotativa do Mercosul.

Na cúpula, deve ser confirmada a ampliação de 50 produtos na lista de exceções à TEC (Tarifa Externa Comum), uma flexibilização solicitada pelo governo Milei.

A embaixadora Gisela Padovan comentou que essa aprovação é uma concessão do Brasil, refletindo a atual situação global do comércio internacional. O objetivo é assinar a resolução nesta cúpula.

Outros pontos em pauta incluem acordos com a União Europeia e a Efta, com exigências adicionais de proteção ambiental. Em março, houve rodada de negociações coordenada pela Argentina, visando selar acordos que ampliariam acesso a 14,9 milhões de consumidores com PIB combinado de US$ 1,4 trilhão.

Recentemente, a Comissão Europeia anunciou a apresentação do texto legal do acordo de livre comércio com o Mercosul, iniciando sua análise e discussão.

Leia mais em folha