HOME FEEDBACK

Haddad chega a Paris em momento geopolítico favorável a aproximação entre Brasil e França

Ministro da Fazenda busca fortalecer parcerias econômicas e políticas entre Brasil e França. Visita ocorre em meio a mudanças geopolíticas e prepara o terreno para a COP 30 no Brasil.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, chegou em Paris na madrugada desta segunda-feira (31) para participar de uma conferência na Sciences Po sobre meio ambiente e da cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos Brasil-França.

Haddad estará acompanhado pelo ministro francês da Economia, Éric Lombard. A visita coincide com um momento de movimentação geopolítica devido à ascensão de Donald Trump nos EUA, que tem afastado aliados europeus.

Essa cisão oferece a chance de fortalecer parcerias, incluindo com o Brasil. Em junho, Lula viaja a Paris para encontrar o presidente Emmanuel Macron e participar da Conferência da ONU sobre Oceanos em Nice.

Haddad inicia sua agenda com um café com Laurent Fabius, ex-primeiro-ministro e presidente da COP-21. O Acordo de Paris será tema da COP 30 em Belém, em novembro, celebrando 10 anos do tratado.

O objetivo da visita é reafirmar Brasil e França como parceiros de negócios em um tempo de crise do multilateralismo, impulsionado pela postura de Trump, que se afastou de acordos multilaterais.

À tarde, Haddad terá reuniões na Sciences Po e participará da conferência "Dez anos após o Acordo de Paris". Na terça, ele se reunirá bilateralmente com Lombard e almoçará com empresários franceses para discutir investimentos no Brasil, embora o Mercosul-União Europeia não esteja oficialmente na pauta.

A cerimônia de abertura dos Diálogos Econômicos e uma coletiva de imprensa com ambos os ministros encerram a agenda.

Leia mais em valoreconomico