HOME FEEDBACK

Haddad: Com a decisão de ontem, Galípolo sinalizou que respeita o 'guidance'

Haddad critica ex-presidente do BC e defende atual gestão em meio ao aumento da Selic. O ministro destaca a importância de um guidance respeitado para a condução da política monetária e a preparação de Gabriel Galípolo para o cargo.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, criticou o ex-presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, por "rasgar" o guidance da política monetária de 2024.

A declaração foi feita em entrevista à Globonews, após o Comitê de Política Monetária (Copom) elevar a Selic para 14,25% ao ano, um aumento de 1 ponto percentual.

Haddad mencionou um mal-estar entre os diretores do BC devido à decisão de Campos Neto, que deixou em aberto a possibilidade de uma queda de juros em abril do ano passado, ao apresentar quatro cenários.

O atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, foi elogiado por Haddad, que afirmou que ele está "respeitando o guidance". O ministro destacou que Galípolo é "uma pessoa muito séria" e "psicologicamente preparada" para o cargo.

A decisão recente é um reflexo da reunião de dezembro, onde foram programados dois aumentos na Selic para as duas primeiras reuniões deste ano. Haddad lembrou que três diretores do BC daquela época não estão mais na atual diretoria.

O ministro também afirmou que o BC deve tratar da inflação de maneira inteligente, considerando expectativas e fundamentos econômicos. Ele manifestou confiança de que o BC lidará com essas variáveis de forma eficaz.

Por fim, Haddad comentou a complexidade da situação atual, onde o presidente da República lida com uma diretoria nomeada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, ressaltando sua insatisfação com o antecessor.

Leia mais em valoreconomico