HOME FEEDBACK

Haddad confirma negociação de acordo bilateral com EUA, apesar de críticas de Trump

Negociações entre Brasil e EUA buscam evitar tarifas ameaçadas por Trump. Ministro Haddad ressalta a importância das relações comerciais globais e critica protecionismo.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo brasileiro está em negociações com os Estados Unidos para um acordo bilateral.

A declaração foi feita após o presidente Donald Trump ameaçar impor uma tarifa adicional de 10% a países do Brics, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Haddad afirmou que uma equipe do presidente Lula está dialogando com os EUA. “Estamos focados no trabalho técnico que está sendo feito por eles”, disse.

Trump qualificou as ações do Brics como políticas antiamericanas e prometeu retaliação econômica. A fala provocou reações do governo brasileiro.

O ministro ressaltou que o Brasil mantém relações comerciais e diplomáticas com diversas regiões do mundo, incluindo a União Europeia e países do Oriente Médio. “Nós não podemos prescindir dessas parcerias”, enfatizou.

Haddad criticou abordagens protecionistas, afirmando que favorecer um grupo em detrimento de outros prejudica o comércio global.

O presidente Lula também comentou as declarações de Trump, chamando a atitude de “irresponsável” e afirmando que “o mundo mudou, não queremos imperador”.

Por outro lado, o vice-presidente Geraldo Alckmin adotou um tom mais diplomático, destacando a importância do Brasil como parceiro dos EUA e defendendo o diálogo e o fortalecimento do comércio.

Leia mais em infomoney