Haddad diz que discutirá com Lula “medidas pontuais” na próxima semana
Fernando Haddad anuncia que medidas pontuais serão apresentadas ao presidente Lula na próxima semana, visando o cumprimento da meta fiscal. O ministro também comenta sobre a situação do orçamento de 2026 e descarta boatos sobre aumentos no Bolsa Família.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a equipe econômica está preparando medidas pontuais para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
As propostas, que não constituem um pacote, visam o cumprimento da meta fiscal e não incluem novos projetos.
Haddad categoricamente afirmou que não há demanda de espaço fiscal e desprezou rumores sobre reajustes do Bolsa Família como meros “ruídos”.
Ele destacou que o orçamento de 2026 ainda não foi discutido e lamentou que a reunião com Lula fosse adiada devido aos compromissos do presidente.
Outra questão abordada foi o Auxílio Gás, que foi “pacificada” entre Haddad, Lula e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Segundo ele, o item terá que constar no Orçamento e não há nada extraorçamentário.
Sobre o programa Pé-de-Meia, Haddad mencionou o prazo de 120 dias para o envio do novo formato ao Congresso, conforme determinação do TCU.
Na próxima quinta-feira (22.mai), o governo apresentará o Relatório Bimestral de Avaliação de Receitas e Despesas, revisando a execução orçamentária.
Haddad reforçou a continuidade do cumprimento das metas fiscais com procedimentos semelhantes ao ano passado e que a discussão do orçamento de 2026 se iniciará no final de junho ou começo de julho.