Haddad diz que estratégia será negociar para reverter tarifas dos EUA sobre metais
Ministro da Fazenda destaca a importância de uma negociação com os EUA para reverter tarifas sobre exportações. Haddad afirma que o Brasil está preparado e possui argumentos consistentes para defender seus interesses no setor siderúrgico.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, declarou nesta quarta-feira (12) que o Brasil irá negociar com os EUA para reverter a taxação de exportações de alumínio e aço, com orientação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Haddad participou de uma reunião com representantes do setor siderúrgico e enfatizou que o presidente Lula pediu calma nas negociações. “Já negociamos outras vezes em condições muito mais desfavoráveis”, afirmou.
Os Estados Unidos confirmaram a taxa de importação de 25% sobre as exportações de aço e alumínio a partir desta quarta-feira. Haddad mencionou que o Brasil já acompanhava as medidas do governo de Donald Trump e ressaltou a importância dos argumentos apresentados pelo setor siderúrgico, que demonstraram que as tarifas não são benéficas nem para os EUA.
O Ministério da Fazenda irá enviar uma nota técnica ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) para auxiliar nas negociações. “Certamente eles [EUA] não vão ficar parados em relação a isso”, disse Haddad.
Ele também reconheceu que a taxação terá repercussões no Brasil, elevando os preços dos produtos importados pelos consumidores americanos, o que pode impactar a inflação americana.