HOME FEEDBACK

Haddad diz que Fazenda dará 'apoio técnico' a Lira, relator da reforma do IR

Ministro da Fazenda destaca a importância da reforma do Imposto de Renda e promete suporte técnico à Câmara. A proposta visa corrigir injustiças na tributação, especialmente entre os altos rendimentos que atualmente não contribuem.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que a equipe econômica oferecerá apoio técnico à Câmara dos Deputados para a reforma do Imposto de Renda (IR).

A proposta visa corrigir distorções na cobrança do tributo e é prioridade do governo, com o respaldo da liderança da Câmara.

Em evento da CNN Brasil, Haddad comentou que ainda não se reuniu com o relator, Arthur Lira (PP-AL), mas garantiu que haverá suporte técnico para conduzir a discussão.

O ministro enfatizou a necessidade de compensar a renúncia fiscal através da cobrança de impostos de quem atualmente não paga, citando 141 mil brasileiros com renda superior a R$ 1 milhão que estão isentos.

Haddad considerou o impacto da reforma como altamente benéfico para a economia brasileira.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também apoiou a reforma e discutiu a ampliação da faixa de isenção do IR, que poderá chegar a R$ 5 mil mensais.

Segundo Motta, o tema é consensual entre os parlamentares, destacando a importância de encontrar maneiras eficientes de compensar as alterações tributárias.

Leia mais em exame