Haddad diz que houve avanços dentro do Brics sobre tributação de indivíduos de altíssima renda
Avanços na tributação de alta renda são destacados pelo ministro da Fazenda, que enfatiza o apoio do Brics a uma nova convenção tributária da ONU. Durante a reunião, também foram discutidas estratégias para fortalecer a voz dos países emergentes nas instituições financeiras globais.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destaca avanços nos Brics durante a 1ª Reunião de Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais.
No encontro, Haddad confirmou o apoio do Brics à tributação de altíssima renda e às negociações da convenção tributária da ONU. \"O Brics confirma sua vocação de defesa do multilateralismo\", afirmou o ministro.
Ele ressaltou que este é um passo decisivo para um sistema tributário global mais justo e eficaz, assegurando que os super-ricos paguem impostos justos.
Outra novidade é o lançamento do documento “Visão do Rio de Janeiro para o FMI”, que busca garantir uma voz uníssona entre os países do Brics em fóruns de governança global.
Haddad mencionou a importância de ampliar a voz dos países emergentes e em desenvolvimento no FMI, promovendo uma governança mais justa dessa instituição.
Na temática climática, anunciou o desenvolvimento do Tropical Forest Forever Facility para acelerar a transformação ecológica. Os ministros também discutiram formas de mobilizar finanças públicas e privadas para segurança alimentar e proteção social.
O Brics, atualmente formado por onze países, se prepara para a Cúpula de Líderes de Estado que começa amanhã (6). O comunicado final será divulgado ao final do dia.