HOME FEEDBACK

Haddad diz que reunião com EUA sobre tarifas foi cancelada por interferência política

Haddad critica interferência de opositores na diplomacia brasileira e aponta dificuldade em negociar com os EUA. Cancelamento da reunião destaca desafios enfrentados pelo governo na busca por diálogo internacional.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou o cancelamento de reunião com autoridades dos EUA para discutir tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, alegando “interferência política” de aliados de Jair Bolsonaro.

A reunião, programada para quarta-feira (13) com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, foi solicitada pelo Brasil, mas desmarcada por e-mail por assessores próximos a Trump.

Haddad afirmou que a atuação de opositores está dificultando o diálogo: “Eduardo [Bolsonaro] deu uma entrevista dizendo que interferiria para impedir negociações, indo contra os interesses do país.”

O ministro destacou que a situação do Brasil é distinta de outros países, como a Índia, que conseguiram abrir canais de negociação. Ele mencionou uma “anti-diplomacia” por parte de forças políticas no país.

Haddad ressaltou que ações do governo para clarificar o funcionamento do Estado e a independência entre os poderes têm sido “atrapalhadas” por essa articulação política.

Leia mais em infomoney