Haddad diz que tarifaço de Trump tem ‘objetivo de livrar a cara dos golpistas’
Haddad critica tarifas dos EUA como estratégia para reabilitar extrema-direita no Brasil e defende soberania nacional. O ministro também anunciou medidas para facilitar o acesso ao crédito imobiliário para trabalhadores de baixa renda.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, criticou mensagens divulgadas pela Polícia Federal, que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, alegando que revelam um “tarifaço” dos Estados Unidos com o objetivo de absolver os “golpistas”.
As declarações foram feitas em participação virtual em um encontro do PT em Brasília, onde Haddad defendeu a soberania nacional e deixou claro que não pretende abrir mão de parcerias com os EUA, mas nos moldes atuais.
As mensagens estão vinculadas a uma investigação que indiciou Bolsonaro e seu filho Eduardo Bolsonaro por tentativas de interferir no julgamento sobre o golpe no Supremo Tribunal Federal (STF).
Haddad reforçou que o Brasil deve manter sua importância e não ser “quintal de ninguém”, e elogiou Geraldo Alckmin pelo trabalho com autoridades dos EUA.
Sobre o Imposto de Renda, Haddad criticou governos anteriores pela falta de correção da tabela, que levou mais de 20 milhões de brasileiros de baixa renda a pagar impostos. Ele destacou que a nova proposta do governo beneficiará 25 milhões de brasileiros e visará justiça tributária.
O ministro também anunciou um pacote de medidas para facilitar o acesso a crédito na compra de imóveis, focado em trabalhadores de baixa renda e classe média, utilizando recursos da poupança.
*Com informações do Estadão e da Agência Brasil*