Haddad: Inflação cairá com governo cumprindo metas fiscais e BC fazendo seu trabalho
Haddad reafirma compromisso com metas fiscais e destaca a importância da autonomia do Banco Central para controlar a inflação. Ministro também comenta estratégias para estudar o mercado de café e a postura multilateral do Brasil nas relações comerciais.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que se as metas fiscais forem cumpridas e o Banco Central atuar corretamente, a inflação deverá se acomodar.
Em entrevista ao UOL, ele destacou que o Ministério da Fazenda está focado em cumprir as metas fiscais, garantindo déficit zero em 2025 e superávit primário de 0,25% do PIB em 2026.
Haddad considera os juros no Brasil altíssimos e afirmou que o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, tem autonomia para tomar decisões, contando com a confiança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele mencionou que estão em avaliação iniciativas especiais, incluindo um grupo de trabalho que estuda os preços do café em resposta à demanda global elevada.
Sobre as negociações entre Estados Unidos e China, Haddad ressaltou que o Brasil deve ser multilateralista e não escolher entre os dois países. Ele observou que os EUA são superavitários no comércio com a América do Sul, tornando inadequadas possíveis tarifas sobre esses países.