Haddad ironiza Tarcísio de Freitas por 'celebrar' tarifaço de Trump contra o Brasil
Haddad critica celebração de Tarcísio sobre tarifas americanas e destaca impacto negativo ao Brasil. O ministro enfatiza a importância das relações diplomáticas e a defesa da soberania nacional.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ironiza o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, sobre a decisão dos EUA de taxar produtos brasileiros em 50%.
Durante uma cerimônia no Palácio do Planalto, Haddad fez uma referência indireta a Tarcísio, mencionando o ex-governador Geraldo Alckmin e criticando a celebração da taxa. Tarcísio, aliado de Jair Bolsonaro, destacou a responsabilidade do governo Lula na atual situação econômica.
Haddad participou do lançamento do programa Carro Sustentável, que promove isenção de IPI para automóveis com alta eficiência energética. Ele destacou que o programa não terá impacto fiscal.
O ministro alertou que o agronegócio e a indústria de São Paulo serão afetados se os EUA não recuarem nas tarifas. Ele chamou a ação de Trump de "contraproducente" e ressaltou a importância de manter a diplomacia entre os países.
Haddad criticou a mistura de ideologia com economia e mencionou que a lei da reciprocidade foi aprovada pelo Congresso, incluindo apoio de setores conservadores. O ministro espera que a situação seja reavaliada diplomaticamente e que a extrema-direita brasileira corrija o "estrago feito".