Haddad mantém crença em crescimento acima de 2% em 2025
Haddad defende estimativas otimistas para o PIB em meio a revisões do Banco Central. O ministro reafirma a meta de crescimento acima de 2% neste ano e mantém confiança na análise da Secretaria de Política Econômica.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, reafirmou nesta quinta-feira (27) a confiança nas projeções de crescimento da economia brasileira, que indicam alta acima de 2% neste ano.
A atual estimativa da Secretaria de Política Econômica (SPE) é de 2,3% de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025.
A declaração ocorreu após Haddad ser questionado sobre a nova projeção do Banco Central, que, no Relatório de Política Monetária, reduziu a previsão de crescimento do PIB de 2,1% para 1,9%.
O ministro destacou: “Nós continuamos com a previsão de crescimento da economia brasileira na forma da lei orçamentária. Nós não revimos ainda o PIB.”
Ele ressaltou que tanto a SPE quanto o Banco Central são órgãos sérios e têm liberdade para fazer previsões, mas que essas são sempre “aproximações”.
Haddad finalizou afirmando que a SPE tem avançado no trabalho de projeção econômica ao longo dos últimos dois anos.