Haddad: Podemos nos surpreender positivamente com inflação deste ano
Ministro da Fazenda acredita que fatores como a safra e a geopolítica podem trazer resultados positivos para a inflação em 2023. Haddad destaca otimismo em relação à economia brasileira e mudanças no cenário de taxas de juros.
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou a possibilidade de uma surpresa positiva com a inflação em 2023, influenciada por fatores como safra, câmbio e geopolítica.
Segundo ele, o impacto geopolítico pode ser diferente do previsto. Haddad mencionou que é difícil prever a evolução das taxas de juros até o final do ano, mas vê razão para otimismo e maior margem de manobra do que o esperado.
Na semana anterior, o Banco Central elevou a taxa básica de juros para 14,25% ao ano, sendo a quinta alta consecutiva.
Haddad também comentou sobre a dificuldade com a política do Federal Reserve e a expectativa frustrada quanto à redução das taxas de juros nos EUA.
Ele observou que, em 2023, o câmbio deve se acomodar em níveis mais condizentes com os de outros países. O ministro acredita que a má surpresa do ano passado não se repetirá, e projeta um cenário mais confortável em 2025 do ponto de vista macroeconômico externo.